Como reconhecer o que está impedido no futebol para iniciantes

Vamos descobrir como pegar impedimento no futebol. Este é um erro muito comum cometido pelos jogadores em campo. Porém, esse erro ainda enfrenta muita polêmica, muita gente ainda acredita que há muitos casos em que o jogador não está impedido, mas ainda assim é estourado.

 

No futebol, também existem muitas regras para garantir a justiça e também para orientar o esporte de maneira ordenada. Em particular, o erro de impedimento ainda é mencionado repetidamente por muitas pessoas após cada partida em que esse erro aparece, especialmente quando o erro de impedimento resulta em gol. Então, o que é impedimento e como ele é especificamente regulamentado no futebol? Vamos descobrir agora.

1. Qual é a regra do impedimento no futebol?

A regra do impedimento no futebol é uma das regras básicas do esporte rei. A regra do impedimento origina-se dos sistemas de regras do futebol que se originaram na Inglaterra no século XIX. As pessoas costumam dizer que a Inglaterra é o berço do futebol mundial. Deve-se notar que existem 2 regulamentos sobre a lei do impedimento, incluindo: posição de impedimento e ofensa de impedimento. Vamos aprender sobre essa diferença.

1.1. Posição de impedimento no futebol

De acordo com os regulamentos da FIFA, um jogador será considerado impedido se as três condições a seguir forem atendidas:

Condição 1: O jogador que comete uma infração de impedimento fica na metade do campo do adversário.

Condição 2: Apenas 1 jogador da equipe adversária pode ficar entre o jogador que cometeu o impedimento e a linha de gol. Nesta condição, normalmente o goleiro do time adversário é contado como jogador adversário.

Condição 3: O jogador que comete a infração de impedimento está na frente da bola (ou seja, ele está mais perto do gol adversário do que da bola, medida pela linha final do gol adversário).

Quando um jogador estiver em posição de impedimento, não será considerado crime e nada mudará em campo. A razão é que o fato de ele entrar na última linha de gol na frente da bola não altera o resultado do jogo. Este é um comportamento em que o jogador não tem consciência de que cometeu um erro porque está demasiado concentrado em jogar a bola, “participar activamente na bola” é a resposta razoável para este caso.

Portanto, nas seções seguintes deste artigo, não mencionamos a posição de impedimento, mas cometemos a falta de impedimento.

1.1. Ofensa de impedimento no futebol

Um jogador comete uma infração de impedimento quando está em posição de impedimento, o que significa que ele atende às 3 condições acima. E há uma quarta condição: o jogador que comete uma falta de impedimento participa do passe de bola de outro jogador para ele.

Em resumo, pode-se entender que normalmente um jogador comete uma falta de impedimento no futebol quando apenas o jogador que comete a falta está impedido e o goleiro adversário (ou outro jogador adversário ou sem nenhum jogador adversário, de qualquer lado) fica sob o goleiro. linha de gol do adversário enquanto a bola não cruzou a linha de gol. Então, este jogador toca a bola com qualquer parte do corpo.

Para um exemplo mais específico na imagem acima, o jogador circulado em vermelho atravessou a última linha de gol do campo adversário (listrado com uma faixa preta quebrada) enquanto a bola ainda não cruzou esta linha de gol. Ao mesmo tempo, há apenas um jogador, o goleiro da equipe adversária, abaixo desta linha de gol. Após a transmissão da bola, o jogador circulado em vermelho toca a bola, o que significa que o jogador cometeu uma infração de impedimento.

Assim, a posição de impedimento é diferente da infração de impedimento porque o jogador em posição de impedimento não participa da bola transmitida por outro jogador (como a condição 4 acima). O jogador que comete uma infração de impedimento está em posição de impedimento e é envolvido em uma bola passada por outro jogador.

2. O que acontece depois que um jogador comete uma falta de impedimento?

2.1. Não há penalidade para a equipe impedida

Não há penalidades (como cartões amarelos ou vermelhos) para jogadores individuais pegos em impedimento.

Não há cobrança de falta (seja direta ou indireta) para a equipe adversária quando um jogador é derrubado em impedimento pela equipe adversária.

2.2. O gol não foi reconhecido

No caso de um jogador que cometeu uma falta de impedimento chutar a bola para a rede adversária para marcar um gol, esse gol será anulado. Neste momento, a bola é devolvida ao goleiro da equipe adversária e eles chutam a bola para cima para continuar o jogo.

Por exemplo, na partida do Grupo A das finais do Euro 2020 na noite de 12 de junho entre a seleção suíça e os Waves, o jogador Mario Gavranovic (circulado em preto na imagem acima) entrou na linha lateral antes da bola chegar e na frente de todos os jogadores da equipe adversária (exceto o goleiro). Após receber a bola, este jogador chutou para a rede adversária.

Porém, devido a uma falta de impedimento, o gol aos 86 minutos não foi reconhecido. Com isso, a partida em Baku na primeira rodada terminou com empate em 1 a 1 entre Suíça e Waves.

2.3. Algumas situações especiais

Embora as regras do futebol estipulem que um gol marcado por um jogador que comete uma infração de impedimento não será reconhecido, existem algumas exceções. Ou seja, quando um jogador que está no seu próprio meio-campo recebe ativamente a bola do jogador da sua equipe na área de grande penalidade, todos os jogadores da equipe adversária, mesmo que estejam em posição de impedimento, ainda podem continuar a jogar a bola. E mesmo que o jogador do time adversário esteja em posição de impedimento, a bola que entra na rede ainda é reconhecida como gol.

O exemplo mais claro deste caso pode ser observado no jogo de abertura do Grupo B do EURO 2020 entre a seleção belga e a seleção russa. Especificamente, aos 10 minutos, após passe na ala direita do russo Dries Mertens (nº 14), a bola cabeceou para a grande área do campo da seleção russa. Neste momento, Lukaku da seleção belga estava em posição de impedimento muito profundo, bem atrás da defesa da seleção russa e o bandeirinha certamente percebeu isso.

No entanto, o meio-campista Andrey Semenov (nº 5), da seleção russa, bloqueou a bola de maneira desajeitada e quicou fora de controle. Foi esse erro do número 5 que fez com que Lukaku aproveitasse imediatamente a oportunidade, recuasse para pegar a bola e chutasse para marcar.

Se o jogador da seleção russa Andrey Semenov não receber e jogar a bola de forma proativa, ele toca a bola inesperadamente. Fazendo com que a bola fosse levada para a posição de Lukaku, o gol foi inválido.

 


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *