O futebol é um jogo simples. Requer um campo, uma bola, duas equipes de jogadores e seus equipamentos e um árbitro.
O Campo e Equipamento
Equipamento
O futebol tem requisitos de equipamento limitados. Porém, a maioria dos times AYSO joga com uniformes (calções e meias) fornecidos pela região local. Caneleiras são obrigatórias durante treinos e jogos. São necessários calçados de cobertura total e é aconselhável usar calçados projetados especificamente para futebol. As regiões também fornecem equipamentos de campo, como gols, redes e bandeiras.
O campo
O campo é dividido em duas metades. O círculo central no meio do campo é usado para iniciar o jogo, para iniciar o segundo tempo e para reiniciar após a marcação de um gol.
Há uma grande área retangular e uma área retangular menor em cada extremidade do campo. Estas são áreas vitais para ambas as equipes e são onde são cobrados os pênaltis. Os quatro cantos do campo são inscritos com arcos de um metro onde os escanteios são executados.
O time
Uma equipe tem no máximo 11 jogadores em campo ao mesmo tempo, embora um jogo possa ser disputado com apenas sete jogadores por equipe. As regiões usam equipes curtas em divisões de idades mais jovens. Os jogadores conseguem mais “toques” na bola, aprendem habilidades mais rapidamente e se divertem mais usando este método.
Um goleiro – Há um goleiro por equipe (sub-10 e superiores). O Goleiro é responsável por defender o gol de seu time e evitar que o outro time marque. O Guarda-Redes deverá estar identificado com uma camisola de cor diferente ou um colete por cima da camisola, distinto de todos os restantes jogadores. Os goleiros podem jogar em qualquer lugar do campo, mas só podem usar as mãos enquanto estiverem em sua própria área de grande penalidade. Na Região 214, limitamos os jogadores Sub-10 a dois ‘quartos’ de golo por golo. Acreditamos que a especialização em guarda-redes nos Sub-10 é inadequada.
Defensores – A principal função do Defensor é evitar que os adversários consigam um bom chute a gol e marquem. O zagueiro também trabalha para obter a posse da bola e passá-la para um companheiro de equipe para o ataque.
Meio-campistas ou zagueiros – Os meio-campistas jogam um jogo de transição da defesa para o ataque e vice-versa. Pode haver “Meio-campistas Ofensivos” que jogam mais próximos dos Avançados e “Meios-campistas Defensivos” que jogam mais próximos dos Zagueiros.
Avançados – Os atacantes jogam mais perto da baliza adversária, que é a baliza defendida pelo guarda-redes adversário. A principal responsabilidade do atacante é marcar e ele também auxilia os meio-campistas na passagem da defesa para o ataque.
Existem também 2 posições especiais que algumas equipes, mas não todas, usam – um “Varredor” e um “Rolha” – Um Varredor joga atrás dos Defensores e um Rolha joga entre os Defensores e os Meio-campistas. Essas posições adicionam camadas adicionais de defensores, proporcionando força defensiva no centro do campo.
Os funcionários
AYSO exige o uso de três árbitros – um árbitro e dois árbitros assistentes. Não utilizamos o sistema de “dois homens”, exceto em U7 e U8.
O Árbitro é a autoridade máxima durante o jogo. As principais responsabilidades do árbitro são tornar o jogo o mais divertido, justo e seguro possível para os jogadores. O árbitro faz cumprir as regras – que, no futebol, são chamadas de “Leis” – marcando as infrações e determinando se gols foram marcados.
Os árbitros assistentes prestam assistência vital ao árbitro, sinalizando quando a bola sai de jogo e qual equipe obtém a posse. Os árbitros assistentes também auxiliam nas substituições e no controle geral do jogo.
Habilidades básicas de futebol
Jogar futebol envolve diversas habilidades básicas: passar/chutar, driblar e controlar (ou prender) a bola. Essas habilidades podem ser aprendidas em qualquer idade, e um bom jogador de futebol trabalha continuamente para melhorá-las.
Passagem
Passar é chutar, empurrar ou cabecear a bola para um companheiro de equipe ou para um espaço onde um companheiro possa correr para a bola. Um jogador pode bater levemente a bola em um companheiro de equipe a vários metros de distância ou chutá-la com força para movê-la pelo campo. A bola pode deslizar pelo chão ou ser chutada para o alto.
A maioria dos jogadores usa dois tipos de chutes para passar para um companheiro de equipe ou chutar em direção ao gol.
Um deles é o impulso do peito do pé, que é um chute poderoso.
O outro chute é chamado de passe push. Realizado com a parte interna do pé, o passe de empurrão é muito mais preciso do que o impulso do peito do pé, mas é menos potente.
Dribble
Drible é transportar a bola sob controle de uma área para outra. Os jogadores de futebol não podem usar as mãos. Os jogadores driblam a bola com os pés, dando leves toques na bola para movê-la pelo solo.
Controle
Controlar (ou prender) é parar a bola durante o voo ou no solo e, em seguida, controlá-la driblando ou passando a bola para os companheiros. Existem muitas maneiras de capturar uma bola: (1) permitir que ela atinja o peito em um ângulo que desvie a bola para o chão, onde ela possa ser controlada; (2) permitir que ela atinja a coxa ou o joelho dobrado para desviar a bola para o chão
Leave a Reply